SABORES DE AMSTERDÃ – EXPERIMENTE A COMIDA LOCAL

A Holanda oferece uma variedade infinita de queijos e boa cerveja. Mas não é só isso. Há muita comida de rua, croquetes e pratos com influência indonésia e do Suriname, antigas colônias do país. Veja abaixo o que vale a pena experimentar:

Oliebollen

Oliebollen (apenas dezembro). Estas deliciosas bolas de massa frita são encontradas apenas na época das festas de fim do ano. É fácil achar. As barracas de venda ficam espalhadas por toda a cidade.

Comida indonésia. Não deixe de experimentar o Rijsttafel, um prato tradicional da Indonésia que nada mais é de uma apanhado de mais de 40 pratos de toda a Indonésia em uma única refeição. Não é barato, mas é uma boa introdução à comida indonésia. Os holandeses adoram.

indonesisch eten
Roti do Suriname

Roti do Suriname. Este prato é encontrado em qualquer parte de Amsterdã. Saboroso e barato. O Roti é um pão semelhante ao pão sírio, e é servido com legumes e frango. Lembra a comida indiana e é um pouco apimentado.

Queijos. O Gouda é o queijo holandês mais famoso e consumido no mundo inteiro. Mas a Holanda tem uma variedade de queijos muito maior do que você pode imaginar. Edam e Leerdammer e muitos outros. Você encontra lojas de queijos por toda parte, e sempre há degustação. Há queijos feitos com pesto, pimenta, trufado e muito mais. Outra ótima opção é fazer um bate e volta até a cidade de Alkmaar, bem próxima de Amsterdã. Na primavera e verão, especialmente às  sextas-feiras, você poderá visitar os mercados de queijo holandês nas ruas da cidade.

queijo holandês
stroopwafels

Stroopwafels. Estes biscoitos holandeses são um clássico do país. Você precisa provar. Você pode encontrá-las em qualquer supermercado por menos de 2 euros. Nas lojas de souvenirs custam bem mais caro.

Bitterballen ou simplesmente croquete. Outro clássico da culinária. Pode-se dizer que é o equivalente à nossa coxinha. Mas a versão holandesa é mais arredondada, recheada com carne, também é frito e sempre servida com mostarda. É a tipica comida de boteco da Holanda. Uma delícia!

Batata Frita holandesa.

Batata Frita holandesa. Cortadas na forma de palito, mas bem mais grossas do que estamos acostumados a ver por aqui. São sempre servidas com maionese.

Haring. Haring é um tipo de peixe que muitas pessoas comem cru ou em um sanduíche. Tem sabor suave e é capaz de agradar até quem não é muito fã de peixe. É bem popular entre os locais.

Haring
Panquecas holandesas

Panquecas holandesas. Ou como dizem os holandeses “Pannenkoek”. É um prato típico holandês. São um pouco diferentes das panquecas que comemos no Brasil. Elas são bem largas e fininhas. A versão doce é mais popular, especialmente entre as crianças. Geralmente as coberturas são açúcar de confeiteiro, maçã com canela, melaço e queijo.