O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VISITAR AMSTERDÃ

 

Antes de qualquer viagem é sempre aquela correria. O que levar na mala, o que comprar com antecedência, passagem aérea, hospedagem, ingressos, seguro viagem… Para facilitar sua vida e ajudá-lo a organizar tudo com calma, preparamos uma lista completa de tudo o que você precisa saber e fazer antes de viajar.

Passagem aérea.

Aquele tempo que procurávamos uma agência de viagem e comprávamos um pacote com hotel e passagem aérea ficou no passado. Faça tudo você mesmo de forma rápida e segura, além de economizar algum dinheiro. Se quiser ir para Amsterdã sem fazer escalas e com liberdade de escolher em qual data viajar, a melhor opção é comprar sua passagem aérea diretamente com a KLM, a maior companhia aérea da Holanda. Há voos diários saindo de São Paulo, e o voo dura em torno de 11 horas e meia. O aeroporto de destino é Schiphol, em Amsterdã.

É uma experiência muito agradável voar pela KLM. Há muito entretenimento a bordo, lanchinhos e bebidas servidas a todo momento, além das refeições habituais, e os comissários de voo são extremamente simpáticos. Há sempre um comissário que fala português. Acesse aqui o site da KLM para reservar o seu voo. A companhia oferece a opção de voos mais baratas com escala em Paris.

Mas se você quiser economizar um pouco mais e não se incomoda muito em fazer escalas, procure por passagens aéreas no Google flights ou no site KAIAK.

Offertas de voos para Amsterdā

Limite de bagagem.

As empresas aéreas estão cada vez mais restringindo o peso e o número de bagagens despachadas. Na KLM, por exemplo, você pode despachar apenas uma mala de 23kg. E é preciso pagar pelo despacho, que não está incluso no preço da bagagem.

O peso máximo da bagagem de mão de até 12kg é de graça. Além da KLM, a Air France e muitas outras companhias aéreas nacionais e internacionais cobram pelo envio de bagagens.

Para saber mais sobre limite de bagagem e valores de envio, acesse o site da sua companhia aérea antes de embarcar.

Seguro viagem.

Todos os países europeus que assinaram o Tratado de Schengen exigem o Seguro Viagem com a cobertura mínima de 30 mil euros. A Holanda faz parte desse tratado. Portanto, não deixe de contratar um seguro viagem com a cobertura mínima exigida.

Os agentes da imigração podem solicitar a comprovação do seguro de forma aleatória, por isso é melhor não arriscar e evitar problemas para entrar no país.

Dinheiro ou cartão?.

A primeira informação importante a saber é que o limite de valor em espécie é de R$ 10 mil ou o valor equivalente em euros. Segundo a Receita Federal, não é preciso declarar se você não ultrapassar esse montante. Procure não guardar  todo o dinheiro em um só lugar, pois em caso de furto, você não ficará totalmente desprevenido.

É importante também levar um cartão de crédito internacional para alguma emergência. Mas procure usá-lo apenas se for muito necessário, pois o Imposto de Operações Financeiras é de 6,38%. Só não se esqueça de solicitar ao seu banco a liberação do cartão para uso no exterior. Outra opção vantajosa é levar um cartão pré-pago.

Todos os estabelecimentos comerciais na europa aceitam esse tipo de cartão. Você pode adquiri-lo junto à operadora de seu cartão de crédito no Brasil ou nas agências de câmbio.

Adaptador de tomada.

Não se esqueça de levar um adaptador de tomada universal para a Holanda.

Os plugues na Holanda e em grande parte da europa são os C e F. São bem diferentes do Brasil. O mais indicado é o adaptador all-in-one que permitirá que você use seus aparelhos eletrônicos em mais de 150 países!

Outra informação importante: A voltagem na europa é 220V. Se seu aparelho eletrônico não for bivolt, não adianta nem colocá-lo na mala.

Adaptador de tomada
Holanda

Quantos dias são necessários para visitar Amsterdã?

Entre 3 e 5 dias é o tempo ideal para visitar Amsterdã. Três dias são suficientes para ver as principais atrações, andar pela cidade, fazer um cruzeiro pelos canais e visitar ao menos dois museus. Mas se quiser ir além do óbvio ou se você for um grande fã de museus, reserve pelo menos 5 dias. Amsterdã tem uma extensa agenda de eventos durante todo o ano.

E é importante lembrar que há muito mais para ver nos arredores da cidade: A antiga vila holandesa de Zaanse Schans, com os moinhos de vento, os campos de Tulipas, a cidade de Giethoorn, conhecida como a Veneza da Holanda, além de cidades pitorescas na Bélgica e Alemanha, próximas à fronteira. A Holanda é um país geograficamente pequeno, então não perca a chance de aproveitar sua viagem ao máximo e visitar locais incríveis.

Booking.com

Reserva de hotel com antecedência.

Reserve seu hotel, apartamento ou hostel com pelo menos um mês de antecedência. Os preços aumentam  bastante nos fins de semana e muitos hotéis ficam lotados na alta temporada, que ocorre entre os meses de abril a agosto. Se não fizer sua reserva com antecedência, as chances são grandes de você se hospedar em um hotel ruim, longe do centro e pagar caro.

Amsterdã é uma cidade territorialmente pequena, portanto a oferta de hospedagem é limitada. Para busca de hotéis e hostels, acesse o site do Booking.com

Se preferir um apartamento inteiro ou apenas um quarto em uma residência, procure a melhor opção pra você acessando o site do Airbnb.

Esteja preparado para emergências.

As emergências podem acontecer a qualquer momento, desde um acidente de bicicleta ou carro até exagerar no consumo de bebida ou maconha. É importante saber que não há um sistema público de saúde na Holanda. Tudo é pago e custa ser caro, por isso a importância de um seguro de viagem, como informamos acima.

Também é importante ter sempre em mãos telefones úteis. O número da emergência em Amsterdã é 112 –  polícia, bombeiros e ambulância. A cidade tem um serviço médico de emergência disponível e você pode ligar para 088 003 0600 para contatar um médico 24 horas.
Para denúncias de furtos ou roubos você também pode ligar para  0900 8844.

Leve um documento com foto.

Tenha sempre com você uma cópia do seu passaporte, da página com os seus dados pessoais, ou sua carteira de motorista. Você pode ser parado por algum policial na estrada ou mesmo na entrada de um bar ou coffeshop. Não é prudente andar sempre com o passaporte original, ao menos em situações em que ele seja imprescindível.

Amsterdã é uma cidade segura, mas há uma multidão de turistas por todos os lados, e furtos acontecem

Sempre leve dinheiro na bolsa.

Sempre tenha algum dinheiro em espécie com você. Ainda há alguns estabelecimentos que não aceitam cartões. Os banheiros públicos, por exemplo, não são gratuitos e o pagamento é feito sempre em dinheiro. Quando precisar, você pode ir a qualquer caixa eletrônico e sacar dinheiro. Os caixas eletrônicos são chamados de ATM.

regen in amsterdam

Clima.

Não importa em qual estação do ano você planeja viajar para Amsterdã. Esteja sempre preparado para todos os climas (chuva, sol, frio….)

No verão as temperaturas podem ultrapassar os 30 graus, com chuvas ocasionais, mas a verdade é que tudo pode acontecer. Haverá dias quente, dias amenos, dias mais frios, outros com chuva…. As estações mais quentes na Holanda são muito instáveis. Mas uma coisa é certa: não espere um verão inteiro de sol e calor. Isso é raro.

Então, coloque um pouco de tudo na sua mala. No inverno, pode até nevar, mas o comum mesmo são dias muito frios e chuvosos. A boa notícia é que fica mais fácil saber o que levar na mala. Basicamente roupas e sapatos de inverno. Já na primavera e outono, você pode esperar uma variação de frio congelante ou calor escaldante. Portanto, tenha sempre um guarda-chuva na bolsa em qualquer estação do ano.